sábado, 9 de julho de 2011

BIM e as universidades

Artigo: BIM e as universidades Cortesia de PINI web
Formação de recursos humanos devidamente familiarizados com os novos paradigmas que o BIM pressupõe é essencial e urgente

Eduardo Toledo Santos e Maria Bernardete Barison

Muito se tem falado e escrito sobre a Modelagem da Informação da Construção ou BIM (Building Information Modeling), e não sem razão. O BIM representa um enorme salto para a Construção Civil no uso da Tecnologia da Informação, permitindo que recupere décadas de atraso nesse campo.
Tecnologias e processos ligados ao BIM permitem o registro de todas as informações de uma edificação, desde a concepção até a demolição, e serve a todos os participantes e disciplinas do empreendimento. Toda essa informação, incluindo a geometria 3D e especificações dos componentes, é armazenada num modelo digital parametrizado. A disponibilidade de informação integrada e consistente facilita e fomenta o uso de aplicativos de simulação e análise, a colaboração e o uso de novas formas de gestão do empreendimento, como o IPD (Integrated Project Delivery).
O BIM pressupõe a criação colaborativa de um modelo digital do edifício, em que cada profissional agrega ao modelo as informações específicas de sua disciplina. As ferramentas BIM permitem a automatização de tarefas como documentação e detecção de interferências, mas a grande contribuição é o fomento ao projeto integrado, em que os aportes de cada profissional surgem com muito mais antecedência que no processo tradicional.
Com a recuperação econômica da Construção no Brasil, o BIM é visto como uma tecnologia estratégica para o crescimento sustentado do setor, já que a melhora no planejamento e no projeto reduz erros, prazos e desperdícios; amplia a capacidade dos projetistas e otimiza o trabalho da mão de obra no canteiro - todos recursos escassos face à demanda observada.
Entretanto, para que um empreendimento possa se beneficiar do BIM, é necessário que disponha de mão de obra, especialmente a de nível superior, devidamente educada sobre os novos conceitos e tecnologias que representa. Para isso, a experiência profissional adquirida no próprio mercado seria de grande valia, porém ainda são poucos os escritórios e construtoras que adotaram o BIM como ferramenta de rotina. Dessa forma, o papel da universidade na formação de recursos humanos devidamente familiarizados com os novos paradigmas que o BIM pressupõe é essencial e urgente.
Experiências internacionais
Existem hoje importantes experiências de utilização da Modelagem da Informação da Construção no ensino de Arquitetura e de Engenharia Civil, especialmente em países onde o BIM está mais difundido.
Em 2008, ao relatar sua experiência com o ensino de BIM na California State University, o professor William Kymmell citou as possíveis limitações e obstáculos que um curso enfrentaria ao introduzir BIM no currículo. Esses problemas incluem dificuldades na utilização e aprendizagem das ferramentas BIM, incompreensão dos conceitos de BIM e as circunstâncias do ambiente acadêmico, entre os quais estão a falta de "espaço" no currículo, a rápida evolução das novas tecnologias, a escassez de professores especializados, a disponibilidade de recursos, entre outros.
No Brasil, a situação não é diferente. Aqui também a maioria dos professores dos cursos ligados à Construção é de uma geração desacostumada ao uso da TI - a mesma que dirige o mercado hoje - e tem dificuldade para absorver essas novas tecnologias, integrando-as ao currículo. Os programas dos cursos de arquitetura, engenharia e administração raramente se intersectam, e o relacionamento curricular entre gerenciamento da construção e projeto em geral praticamente não existe. Esta situação é inadequada para a formação profissional, mesmo para as práticas e tecnologias atuais e, muito pior, se forem considerados os pressupostos do BIM.
Algumas universidades internacionais que superaram esses obstáculos são hoje identificadas como líderes no ensino de BIM. Suas estratégias de introdução de BIM no currículo foram, essencialmente, de quatro tipos: disciplinas isoladas, colaboração intracursos, colaboração interdisciplinar e colaboração à distância.
A primeira estratégia, o oferecimento de disciplinas especializadas, é a menos recomendada, dada a própria essência colaborativa do BIM. No entanto, presta-se bem para o contato com ferramentas e compreensão dos conceitos mais técnicos do BIM. Pode se dar também através da incorporação de novos conteúdos em matérias já existentes.
A colaboração intracursos é um modelo de ensino em que se pode ensinar a criar, desenvolver e analisar modelos BIM ou até ensinar conceitos BIM mais subjetivos e simular a colaboração em um empreendimento real, mas sempre com estudantes de um mesmo curso, por exemplo, Engenharia Civil ou Arquitetura.
A partir de 2007, algumas universidades começam a ensinar BIM em Atelier de Projeto Integrado/Interdisciplinar em que alunos de Arquitetura, de Engenharia e de Gerenciamento da Construção trabalham colaborativamente no desenvolvimento de um projeto. Esse modelo de atelier é estruturado em torno do conceito de que os alunos formam uma equipe de projeto integrado. Neste modelo de ensino, denominado "Colaboração Interdisciplinar", estudantes de dois ou mais cursos na mesma universidade aprendem conceitos BIM e simulam uma colaboração real, vivenciando situações práticas. Uma variação desta estratégia, especialmente adotada por universidades que possuem apenas o curso de Arquitetura ou o de Engenharia Civil, é a "Colaboração à Distância" entre estudantes de diferentes universidades. Nesse modelo, estudantes de duas ou mais universidades interagem e, como bônus, os alunos são expostos a situações e tecnologias típicas da colaboração à distância, cada vez mais importantes no cenário atual de globalização.
Considerando-se a abordagem internacional de introdução de BIM nos currículos, a predominância é introduzir BIM em atelier de projeto, mas há casos em que o atelier é integrado com outra matéria, geralmente para ensinar as ferramentas BIM. Outra abordagem é ensinar BIM em Representação Gráfica Digital, Gerenciamento, Tecnologia da Construção, Estágio e Trabalho Final de Graduação.
Multidisciplinaridade no ensino
O processo de implantação do BIM nas universidades revela que não se trata de apenas criar matérias no currículo. BIM tem potencial para ser introduzido ao longo de todo o programa. Os cursos deveriam explorar as aplicações BIM específicas de sua disciplina e depois investir na integração com outros cursos, mantendo os pontos fortes do ensino tradicional baseado em disciplinas e ao mesmo tempo tornando-se multidisciplinares. Assim, os princípios de BIM podem ser introduzidos primeiro em um curso e depois entre cursos.
Nos dois primeiros anos do currículo poderiam ser desenvolvidas as habilidades individuais de modelagem e análise do modelo, ou seja, ensinar ferramentas e aplicativos BIM em matérias de Representação Gráfica Digital. Os anos posteriores poderiam se concentrar mais no trabalho em equipe através do desenvolvimento de um projeto que integrasse duas ou mais matérias do curso, como por exemplo, Atelier de Projeto, Sistemas Estruturais, Instalações Prediais e Conforto. O último ano poderia se concentrar no trabalho em equipe multidisciplinar através do desenvolvimento de projetos de construção reais em Atelier de Projeto Integrado/Interdisciplinar e em colaboração com empresas locais.
As universidades brasileiras que pretendem introduzir BIM no ensino como exposto acima, provavelmente enfrentarão vários problemas como, por exemplo, a falta de professores treinados no BIM e a de referências sobre BIM em língua portuguesa. Outro problema são as ferramentas BIM que trabalham com bibliotecas que seguem padrões que às vezes não refletem a realidade regional onde são utilizados. Mas provavelmente, o maior deles será promover a integração entre as diversas áreas do currículo e encontrar cursos de outros departamentos, ou até mesmo de outras universidades que estejam dispostos a promover a integração e colaboração. Além disso, as universidades precisam do apoio da indústria e fornecedores para achar uma solução para as lacunas e carências profissionais em BIM, mas no Brasil ainda não existe contato organizado da indústria da Construção com as universidades.
Outra forma de introduzir essas mudanças é adequar os Planos Político-Pedagógicos das universidades a esta realidade, incluindo incentivos à promoção de modelos de colaboração e à integração de cursos.
Quanto a experiências brasileiras, sabe-se apenas da adoção de ferramentas BIM em alguns cursos de Arquitetura, e de disciplinas especializadas no tema, em nível de pós-graduação.
Na medida em que a indústria da construção civil tornar-se mais integrada, influenciará na educação de futuros profissionais, com currículos que refletirão a "união" cada vez maior entre projeto e construção.
Eduardo Toledo Santos, professor da Escola Politécnica da Universidade de São PauloMaria Bernardete Barison, professora da Universidade Estadual de Londrina

Novo Forum..." NovoRevitbr_Implementado"

Convite a todos que querem participar deste novo forum., estejam a vontade! Vamos ter muitas novidades neste forum., aqui vamos discutir dúvidas e apresentar respostas e soluções relativo de tudo sobre o Revit. Todas as novidades e colaboração serão bem vindas aqui no forum. Deixo a quem quer participar um grande Abraço para todos.
CardosoDesignRevit_Mep

cardosorevitmep


Invitation to all who want to participate in this new forum., Will be!We will have many features in this forum. Here we will discussquestions and provide answers and solutions for everything about Revit. All news and collaboration will be welcome here in the forum. I leave to those who want to join a big hug for everyone.
CardosoDesignRevit_Mep

segunda-feira, 16 de maio de 2011

1ª AULA- CONCEITOS BÁSICOS DE REVIT

Treinamento Básico com o Revit Architecture


Estudos de Projeto com Formas Livre no Autodesk Revit

Colaborador

Richard W. Taylor, Assoc. AIA
Richard.taylor @autodesk.com
AU Autodesk University Versão 2003

- Treinamento válido para todas versão do Revit Architecture
- Acompanhe os conceitos básicos do Autodesk Revit Architecture para resolver alguns problemas complexos com algum tipo de projeto que você pretende fazer.
- O software Revit vem para fazer o resgate no lugar certo e com ferramentas paramétricas para projeto.
- Aprenda a usar os dois tipos de famílias com o Revit. (famílias externas e in-loco) para criação de sólidos, geometria de forma livre para situações complexas de projeto.
- Crie estudos de formulários e substitu-a os elementos de projeto com múltiplas opções.
- Aplique os conceito de esculpir e criar superfícies complexas com facilidade.
- Faz parte do treinamento o arquivo Revit "free_form.rvt" que estará disponível para os participantes novato em Revit .



- Para iniciar um trabalho no Autodesk Revit Architecture, de preferência o visual da interface do Revit deve ficar como mostrado acima, isso facilita a comunicação e o manuseio do usuário com o cenário que será apresentado do seu projeto. Elevation South., 3D View Isometric., Floor PLan First Floor.

Neste tutorial vamos explorar e trabalhar com as ferramentas de comandos de desenho da Barra de desenho: Extrude, Revolve, Sweep e Blend

- Extrude: Cria um sólido por adição de uma altura para o perfil

- Revolve: Cria um sólido por um perfil rotacionando e girarando através de um eixo

- Sweep: Cria um sólido por seguir um caminho através de um mult-seguimento de um perfil

- Blend: Cria um sólido ligando os lados do perfil superior e perfil inferior

Vamos explorar várias ferramentas de modelagem sólida de "forma livre" com o Editor de família dentro do Revit. Você pode acompanhar no arquivo anexo "free_form.rvt", ou criar o seu próprio arquivo. Começamos com uma geometria simples de nome. Free-Form Design Studies_Estudo de projeto Forma-Livre • Selecione a opção “Create” Criar com o comando de projeto de modelagem. O menu de diálogo familia irá aparecer a Caixa Family Category and Parametrers . Role para baixo até que você veja a categoria do telhado.

• Nesta Caixa Digite o nome de “Curve Roof” Curva do telhado  quando a caixa de diálogo aparecer.

• Você é direcionado para caixa de diálogo de projeto no Editor de Família. Este é um "subconjunto" das caixas principal de projeto do Revit. Você tem que terminar ou encerrar a sua família antes de retornar a área principal de projeto da caixa de diálogo.
• Uma vez no "Editor de Família" de projeto, selecione a ferramenta de "sólido".

Treinamento Básico com o Revit Architecture


Estudos de Projeto com Formas Livre no Autodesk Revit



Colaborador

Richard W. Taylor, Assoc. AIA

Richard.taylor @autodesk.com

AU Autodesk University Versão 2003



- Treinamento válido para todas versão do Revit Architecture



- Acompanhe os conceitos básicos do Autodesk Revit Architecture para resolver alguns problemas complexos com algum tipo de projeto que você pretende fazer.



- O software Revit vem para fazer o resgate no lugar certo e com ferramentas paramétricas para projeto.



- Aprenda a usar os dois tipos de famílias com o Revit. (famílias externas e in-loco) para criação de sólidos, geometria de forma livre para situações complexas de projeto.



- Crie estudos de formulários e substitu-a os elementos de projeto com múltiplas opções.



- Aplique os conceito de esculpir e criar superfícies complexas com facilidade.



- Faz parte do treinamento o arquivo Revit "free_form.rvt" que estará disponível para os participantes novato em Revit .











- Para iniciar um trabalho no Autodesk Revit Architecture, de preferência o visual da interface do Revit deve ficar como mostrado acima, isso facilita a comunicação e o manuseio do usuário com o cenário que será apresentado do seu projeto. Elevation South., 3D View Isometric., Floor PLan First Floor.





Neste tutorial vamos explorar e trabalhar com as ferramentas de comandos de desenho da Barra de desenho: Extrude, Revolve, Sweep e Blend



- Extrude: cria um sólido por adição de uma altura para o perfil

- Cria um sólido por um perfil rotacionando e girarando através de um eixo

- Cria um sólido por seguir um caminho através de um mult-seguimento de um perfil

- Cria um sólido ligando os lados do perfil superior e perfil inferior



Vamos explorar várias ferramentas de modelagem sólida de "forma livre" com o Editor de família dentro do Revit. Você pode acompanhar no arquivo anexo "free_form.rvt", ou criar o seu próprio arquivo. Começamos com uma geometria simples de nome. Free-Form Design Studies_Estudo de projeto Forma-Livre • Selecione a opção “Create” Criar com o comando de projeto de modelagem. O menu de diálogo familia irá aparecer a Caixa Family Category and Parametrers . Role para baixo até que você veja a categoria do telhado.











• Nesta Caixa Digite o nome de “Curve Roof” Curva do telhado quando a caixa de diálogo aparecer.



• Você é direcionado para caixa de diálogo de projeto no Editor de Família. Este é um "subconjunto" das caixas principal de projeto do Revit. Você tem que terminar ou encerrar a sua família antes de retornar a área principal de projeto da caixa de diálogo.

• Uma vez no "Editor de Família" de projeto, selecione a ferramenta de "sólido".









Lembrando que nas versões atualizadas do Revit esta caixa de diálogo Form é apresentada da seguinte forma., Temos que acessar a barra de desenho em more tools em .,Create na qual apresentará uma outra caixa de diálogo do tipo

Family category and parameters., lá você encontrará várias opções de categorias de família e propriedades. Após você escolher uma opção logo outra caixa de diálogo pequena irá aparecer já confirmando a opção escolhida ao clicar confirmar Ok a barra de desenho estará disponível para você começar o seu Sketch paramétrico em solid form, solid extrude e outros. etc.





• Selecione a ferramenta de “Extrude” Extrusão para criar o telhado.



• Em seguida é preciso definir o plano de trabalho para a elevação da parede posicionada no lado sul.

Selecione a opção "Definir o Plano de Trabalho" e destacar a ferramenta, Pick numa opção de plano. siga para a parede da frente na vista de elevação na posição Sul. (Nota: Você também pode exibir o plano de trabalho ativo como uma grade.) Sobre a vista da parede desenhar um perfil conforme mostrado a seguir.

• Utilizar as "linhas" de comando de desenho com uma forma fechada para o telhado., Temos que mudar a profundidade para 10 pés. (3,05m) Para isso faça o seguinte click do lado direito do mouse isso fará aparecer uma aba e acessar propriedades de elemento. Vamos trabalhar com unidades imperial ou seja: pés e pol.





• Clique sobre as propriedades do elemento e altere o início da extrusão e o termo para estes valores. (Isto irá cobrir completamente toda estrutura.)







• Em seguida, criar uma extrusão semelhante. Desta vez vamos utilizar a extrusão de modo “Void“., vázio para criar um esquema semelhante mostrado a abaixo.





• O projeto deve ficar parecido como mostrado.

• A Extrusão Void .,vázio vai mostrar com uma cor alaranjada transparente. Ele pode ser manipulado como qualquer outro elemento sólido.

• Selecione para terminar a família.



• Você agora pode tratar a extrusão feita como um telhado. Conecte todas as paredes na parte inferior da estrutura do telhado usando a Aba selecionar e "conectar ao topo '.

• Coloque algumas paredes novas em "Top of Inside". como sua restrição superior.

• O seu projeto deve ficar parecido como mostrado.





• Selecione a ferramenta "Criar" na Caixa de projeto de modelagem. Escolha a categoria de parede e entrar na caixa de diálogo com “Battered Wall” Parede tipo Muralha.







• Selecione a ferramenta de sólido novamente, antes selecione a ferramenta com opção “Sweep” varrer em vez da ferramenta de extrusão.





• Selecione a opção "Sketch 2D" com ferramenta de caminho de desenho. Na vista do primeiro andar, esboçar o caminho a seguir ao redor das paredes novas que acabamos de criar. Quando terminar, selecione a opção "Path Finish" ferramenta de finalização.



• Selecione a opção de "Sketch perfil" e selecione a ferramenta de Elevação Sul como o modo ativo.

• Esboce um perfil semelhante o modelo abaixo e alterar as propriedades do perfil para "concreto pré-fabricado "





• Concluir o perfil e Concluir a varredura. Por fim, termine a família.

• Desde a nossa nova varredura tem as propriedades de uma parede, colocar uma porta de vidro duplo sem corte na parede de face sul.



• Selecione a opção "Criar" na caixa de ferramenta de projeto de modelagem. Escolha paredes com a categoria Tower Wall. Na caixa de diálogo, digite

"Wall Tower".







• Selecione a opção "sólido"na caixa de ferramentas e selecionar modo "blend" na caixa.





• Utilizar as ferramentas de linha, esboçe um quadrado de 10 pés, no centro da Parede de Muralhas.



• Selecione a ferramenta opção "Edit Top" Edição de Topo. Selecione o quadrado existente até realçar todas as 4 linhas. Selecione o comando Rotacionar para girar o quadrado em 45 graus.

• Escolha finalizar esboço Finish Sketch.

• Arraste o topo da torre, até que fique alinhado com o nível da "Top of Tower".





Você pode escolher um material para a extrusão.

• O projeto deve ficar parecido com esse modelo.

• Escolha a ferramenta "Ref Plane" Plano de referência na da caixa de ferramenta básica. Desenhe uma linha que divida o topo da torre quadrada. Clique em propriedades para dar ao novo plano de referência um nome. Chame-o "Centro da Torre".

• Escolha novamente na caixa de ferramenta de modelagem "Criate" criar.





Escolha a categoria sendo um modelo genérico e nomeie como "topo da torre"











• Escolha a ferramenta de "sólido", na caixa de ferramenta família e selecionar a opção de girar.

• Selecione a opção "Definir Plano de Trabalho"com a ferramenta e escolha o plano de trabalho "Centro da Tower".

• Desenhe um esquema semelhante ao abaixo. Use o "Eixo" da ferramenta para definir o centro de rotação.





• Selecione a ferramenta de sketch para terminar.









• Desenhar um telhado de duas águas sobre os muros que se estendem até o nível "Top of Inside". Ligue as paredes ao telhado. Seu projeto deve assemelhar-se algo como a figura seguinte.









• Selecione a opção "Criar" ferramenta na caixa projeto de modelagem. Escolha a categoria telhado. Digite o nome de "Trim Detalhe"

na janela de diálogo.

• Escolha a ferramenta de "sólido". Selecione a opção "Sweep". Na caixa de diálogo de projeto "Esboço", opção escolher o "caminho escolher". (Nota: Quando você desenha um caminho, ele só pode existir em um plano, no entanto a opção pick permite que você escolha um caminho que não está em apenas um plano "Z").







• Escolha a borda do telhado mais ao sul e segui-lo ao redor para completar o esboço. Escolha o comando "Perfil Esboço "

para completar um desenho semelhante ao abaixo. Lembre-se de escolher a ferramenta acabamento de varredura e acabamento de ferramentas de familias.

• Criar uma superfície de cortina regulada para ligar os dois edifícios juntos. Um exemplo pode ser a imagem conforme abaixo.



• Alguns tipos de renderização pode ser feito no projeto. Nome do Projeto: “Estilo ArchMuseum” motivo típico Mexicano ... • Finalizando o projeto aplicar alguma personalização de sua preferência.

Você pode também criar um cenário como apresentado a seguir.,veja o resultado final.

Terminamos nosso tutorial com um bom trabalho.

Este tutorial poderá servir como base para outros estudos e treinamento no Revit.












domingo, 15 de maio de 2011

RTC_ Revit Technology Conference 2011 USA

Monday, May 09, 2011

RTC_ Revit Technology Conference  2011 USA

rtc 2011
OK, time is moving along….you now only have 44 days until the inaugural North American Revit Technology Conference. The conference is being held at the Hyatt Huntington Beach, Orange County, California from the 23rd to the 25th June 2011. Key note speakers include Autodesk CEO Carl Bass as well as Paul Doherty Senior VP for Screampoint with sponsorship from AEC Systems, Prop Repro Graphics, The Ant Group as well as Newforma.
So I am hearing you say “A Revit Conference, by the sea, in the sun! This must be a jolly?” I think not, if the USA event is anything like the Australian event, which is now in its seventh year, this looks set to be a serious education conference…...  
  • Learn from some of the world's top instructors and industry experts.
  • Share ideas and insights with an international community of your peers.
  • Explore the latest trends and technologies
  • Cultivate important business and professional contacts that can benefit your company and your career.
  • Come to learn from the experts and leave with a wealth of knowledge, practical methods, and new ideas.
  • See how Revit and related applications drive ESD analysis and simulation.
  • Unlock the potential of BIM to streamline the building procurement and construction process.
  • CPD formal and informal points
So who should attend? If you are involved with Revit & BIM, seriously, this looks set to be an essential conference for you to attend.  All your normal Revit stars will be performing including Paul Aubin, Jim Balding, Dave Conant, Kelly Cone,Jason Grant, Eddy Krygiel,Robert Manna, Lee Miller to name but a few. Also, much of the content will focus on the Revit 2012 release, which is a real bonus if you are about to move over to the RAC 2012 platform.
image
If you need to know more, be sure to go to the RTC North America Website for more details. http://www.revitconference.com.au/rtc2011us/index.htm


Você pratica o uso do revit & Bim?

Segunda-feira, 9 de maio de 2011

EUA RTC 2011


OK, o tempo está passando .... você agora  tem 44 dias até ainauguração da Conferência América do Norte Revit Technology . A conferência está sendo realizada no Hyatt Huntington Beach,Orange County, Califórnia, de 23 a 25 de junho de 2011. Oradores principais incluem o CEO da Autodesk Carl Bass, assim como PaulDoherty vice-presidente sênior para Screampoint com o patrocínioda AEC Systems, Prop Repro gráfico, o grupo de Formiga, bem como Newforma.
Então, eu estou imaginando você dizer: "A Conferência Revit, junto ao mar, ao sol! Esta deve ser um tanto alegre? "Eu não acho que, se ocaso dos EUA é algo parecido com o caso da Austrália, que está agora no seu sétimo ano, isto tende a ser uma conferência de educação séria ... ...
Saiba de alguns dos melhores instrutores do mundo eespecialistas do setor.
Compartilhe idéias e insights com uma comunidade internacional de seus pares.
Explore as últimas tendências e tecnologias
Cultivar negócios importantes e contatos profissionais que podembeneficiar a sua empresa e sua carreira.
Venha aprender com os especialistas e sair com uma riqueza de conhecimentos, métodos práticos e novas idéias.
Veja como Revit e aplicações relacionadas ESD unidade de análise e simulação.
Desbloquear o potencial da tecnologia BIM para agilizar aquisição de construção e processo de construção.
Pontos CPD formal e informal
Então, quem deve participar? Se você está envolvido com o Revit e BIM, a sério, este tende a ser uma conferência essencial para você assistir. Todas as suas estrelas normais do Revit estará realizando, incluindo Paul Aubin, Balding Jim, Conant Dave, ConeKelly, Jason Grant, Krygiel Eddy, Maná, Robert Lee Miller, para citar apenas alguns. Além disso, grande parte do conteúdo incidirá sobre o Revit 2012 nova liberação, que é um bônus real se você estive rprestes a passar para o 2012 RAC plataforma.

Se você precisa de saber mais, não se esqueça de ir ao site RTC América do Norte para obter mais detalhes.http://www.revitconference.com.au/rtc2011us/index.htm